Humberto Pontes afirma que unificação das eleições em 2020 é necessária para o país

O vereador Humberto Pontes (Avante) participou nesta sexta-feira (24) do evento promovido pela Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), em defesa da debater a PEC 56/2019, que propõe a unificação das eleições no país. O encontro, que reuniu mais de 1.500 prefeitos, vice prefeitos e vereadores, e ainda deputados federais, estaduais e senadores, aconteceu no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep). O parlamentar de João Pessoa afirmou que a unificação do pleito é uma mudança necessária para o país.

 

“Foi um evento organizado e prestigiado por políticos de todas as localidades da Paraíba. Fizemos questão de participar porque acreditamos que seria melhor para o país um único período eleitoral. Para se ter uma ideia, só em 2018 foram gastos R$ 800 milhões para a realização do pleito. Ainda há os gastos nas campanhas e o fundo partidário, sendo, sem dúvidas, melhor que o pleito acontecesse de forma unificada”, detalhou Humberto Pontes, acrescendo que a proposta da PEC foi apresentada pelo deputado Rogério Peninha Mendonça (MDB/SC).

 

De acordo com a lei atual, no próximo ano serão realizadas eleições municipais para prefeitos, vices e vereadores em todo o Brasil. Para a unificação das eleições, seria necessário que houvesse a prorrogação de mandatos de prefeitos, vices e vereadores por mais dois anos.