Humberto Pontes destaca projeto DNA Pró- Kids em audiência pública sobre tráfico de pessoas na CMJP

O vereador Humberto Pontes (Avante) participou de uma audiência pública, nesta segunda-feira (31), em alusão ao Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, comemorado no dia 30 de agosto. O evento na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) contou com a presença de integrantes do Comitê Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, que é ligado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh), e ainda do deputado federal Luiz Couto (PT), além de outros vereadores e representantes de outras instituições ligadas à Segurança Pública.

Na oportunidade, o vereador, que também é perito criminal, citou trabalho da Polícia Civil da Paraíba, por meio do Instituto de Polícia Científica (IPC), na identificação de desaparecidos com o projeto DNA Pró-Kids. “O tráfico de pessoas é real, preocupante e demanda uma atenção especial das instituições públicas e da sociedade. Nesse sentido, o convênio firmado em 2013 entre a Universidade de Granada, na Espanha, e a Polícia da Paraíba permite analisar materiais genéticos de possíveis desaparecidos e compará-los com os de familiares”, explicou.

Humberto ainda frisou que o projeto DNA Pró-Kids já promoveu mais de 600 reunificações familiares e evitou mais de 250 adoções ilegais em diversos países da América Latina.