Humberto Pontes preside sessão especial em homenagem aos 100 anos do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba

Foi da propositura do vereador Humberto Pontes (Avante) a sessão especial ocorrida nesta quarta-feira (7), na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), em alusão ao centenário do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba. O parlamentar também fez a entrega da medalha Cidade de João Pessoa ao coronel Jair Carneiro de Barros, comandante da corporação desde 2011.

Ao presidir a solenidade, que foi prestigiada também pelo vereador Eduardo Carneiro (PRTB), além do subcomandante Denis da Silva Nery e oficiais e praças da instituição militar, Humberto Pontes destacou a história do Corpo de Bombeiros no Brasil e no estado. “A história do Corpo de Bombeiros começou no ano de 1856, por iniciativa de Dom Pedro II, que preocupado com perigo de incêndios na então capital Rio de Janeiro instituiu o Corpo Provisório de Bombeiros da Corte. Na Paraíba, os bombeiros militares iniciaram suas atividades em 9 de junho de 1917, com também a missão de combater incêndios. Hoje, a instituição de destaca nas atividades de prevenção e no atendimento à população, com rapidez e presteza”, discursou na tribuna.

Já o comandante do Corpo de Bombeiros, destacou a bravura e coragem dos 30 homens que iniciaram as atividades da instituição. “Eles se dispuseram a sair da atividade militar de polícia para deter outros saberes, que hoje se desdobram em um efetivo de mais de 1200 homens e mulheres, distribuídos em 11 unidades. É emocionante receber esta homenagem, como assim como também aquelas já realizadas na Assembleia legislativa e Câmaras de Vereadores de outras cidades, em comemoração ao nosso centenário”, afirmou. O coronel, que recebeu a medalha proposta pelo ex-vereador Zezinho do Botafogo, também destacou as ações sociais dos bombeiros, como Bombeiro Mirim e Gol 10, que aproximam a corporação da sociedade e, sobretudo, de crianças e adolescentes.

Durante a sessão, foi exibida uma matéria especial produzida pela TV Câmara sobre a história e as atividades do Corpo de Bombeiros Militar do Estado. Finalizando as homenagens, a tenente coronel Sabrina também recebeu das mãos do vereador Eduardo Carneiro um buquê de flores, representando todas as mulheres que compõem a instituição militar na Paraíba.