Humberto Pontes propõe e CMJP aprova lei que obriga prefeitura a regulamentar manuseio de aparelhos de radiologia na Capital

O vereador Humberto Pontes conseguiu aprovar por unanimidade, nesta quarta-feira (8), projeto de lei de sua autoria que vai obrigar a Prefeitura de João Pessoa a regulamentar o manuseio dos aparelhos de radiologia no município. A medida prevê que técnicos e tecnólogos em radiologia operem equipamentos de radiação ionizante, compreendidos nos setores de radiodiagnóstico, radioterapia, entre outros utilizados na cidade.

“Nosso objetivo é profissionalizar os serviços oferecidos à população e ao mesmo tempo protegê-la, porque essas pessoas têm a formação devida para manipular os aparelhos necessários aos procedimentos radiológicos, assim como graduados em medicina e odontologia, desde que inscritos em conselho de classe”, explicou o vereador.

A lei ainda trata de equipamentos de proteção individual (EPI) necessários ao trabalho, formação dos técnicos e tecnólogos em radiologia, que é de nível superior, inscrição em conselho profissional, salário e insalubridade.