Humberto Pontes propõe e CMJP aprova voto de solidariedade a 96 policiais civis punidos por reivindicarem direitos na PB

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) aprovou voto de solidariedade aos policiais civis da Paraíba por conta de penas de suspensão aplicada a 96 integrantes da categoria investigativa e publicadas no Boletim Interno da Polícia Civil no dia 10 de agosto deste ano. A proposta do vereador Humberto Pontes (Avante) foi aprovada por unanimidade na terça-feira (14), quando o parlamentar apontou a falta de critérios objetivos para a publicação das punições, ocorrida em pleno andamento de edital de promoções na instituição.

“Os integrantes da categoria sofreram pena de suspensão por participarem de uma paralisação encabeçada pela Associação dos Policiais Civis de Carreira da Paraíba (ASPOL/PB) em dezembro de 2017, tendo o movimento seguido os trâmites legais para a sua realização. Todos já haviam sido punidos com desconto de um dia de trabalho em seus contracheques. Na data da manifestação, vários policiais permaneceram em frente às sedes da Polícia Civil em João Pessoa, Campina Grande e Patos”, explicou Humberto Pontes, acrescentando que o movimento aconteceu em atenção à falta de requisitos básicos de trabalho, como coletes e armas.

O vereador ainda citou que durante o procedimento, realizado pela Corregedoria Geral, foram apresentadas documentações que atestaram gozo de férias, folgas e licenças de saúde de alguns policiais, além de produção de relatórios, confirmando a presença dos servidores no ambiente de trabalho. “É impossível não reconhecer o que já foi feito nesta gestão em termos de investimentos na Segurança Pública, com estrutura e equipamentos. Ao mesmo tempo, não podemos negar que as reivindicações dos policiais foram justas e a prova de que o próprio Governo do Estado reconheceu a validade do movimento está no fato de que, meses depois, foram distribuídos mil coletes balísticos que há anos eram reivindicados”, frisou Humberto Pontes.

 

Novo Documento 2018-08-23
Novo Documento 2018-08-23